O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Atual vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus (PT), será confirmado nesta sexta-feira (22) como novo presidente da entidade. Maneco Hassen, como é conhecido, é candidato único na eleição interna realizada via internet e, em julho, substituirá Eduardo Freire (PDT), prefeito de Palmeira das Missões.
Como já integra a diretoria da Famurs, Hassen promete uma gestão de continuidade. Com a iminente crise econômica que sobrevirá à pandemia de coronavírus, ampliada pela estiagem que atinge o Estado, o petista terá como principal missão pleitear o apoio dos governos estadual e federal para mitigar os efeitos da queda de arrecadação dos municípios.
Hassen calcula que pelo menos metade dos seus 12 meses de gestão serão ainda sob restrições. A posse, marcada para 8 de julho, não terá convidados e será transmitida pela internet. Para unir o útil ao agradável, pretende introduzir de vez a inovação e a adaptação à tecnologia na agenda dos gestores municipais.
— Precisamos incluir o conceito de cidadania no municipalismo. O uso da tecnologia vai permitir que mais pessoas participem e contribuam com suas opiniões e que se encontrem soluções mediadas para os problemas — afirma.
Internamente, o novo presidente quer qualificar a Escola da Famurs, voltada a prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e servidores públicos, para a realização de cursos e treinamentos em ambiente digital. Também pretende fortalecer a parceria da entidade com os órgãos de fiscalização, como Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público (MP).
— A grande maioria dos erros cometidos pelos prefeitos não são intencionais. Queremos ampliar esse diálogo e trabalhar na prevenção, para que esses erros não aconteçam.
A eleição para a nova diretoria da Famurs ocorre das 9h às 16h desta sexta. Hassen é candidato único porque, a cada ciclo de quatro anos, a presidência é ocupada por representantes dos quatro partidos que elegem o maior número de prefeitos no Estado.
A composição do restante da diretoria é pluripartidária. Os seis vice-presidentes, indicados pelas associações municipais, serão Eduardo Buzatti (DEM - Pejuçara), Evandro Agiz Heberle (PSDB - São Jerônimo), Felippe Junior Rieth (PDT - Capão Bonito do Sul), Jacir Miorando (MDB - Água Santa), Leocarlos Girardello (PP - São Sepé), Luciano Maronezi (PTB - Nova Alvorada) e Miki Breier (PSB - Cachoeirinha).
Ainda serão definidos os três titulares e os três suplentes do Conselho Fiscal, também indicados pelas associações. Concorrem Edmilson Pedro Pelizari (PP - Pinhal), Fábio Mayer Barasuol (PDT - Boa Vista do Cadeado), Iad Mahoud Abder Rahim Choli (PSB - Barra do Quaraí), Lirio Antonio Zarichta (PL - Três Arroios), Paulo Ricardo Cattaneo (MDB - Soledade) e Vilmar Meroto (MDB - Tapejara).
Os 497 prefeitos receberão uma senha por SMS, que devem utilizar para confirmar os votos no site da Famurs.