![Maurício Tonetto / Divulgação Maurício Tonetto / Divulgação](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25648363.jpg?w=700)
Engajados na luta contra o coronavírus, jovens que participam do Programa de Oportunidades e Direitos, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, estão produzindo máscaras para oferecer à comunidade e aos policiais militares. No Centro da Juventude do bairro Rubem Berta (foto), o primeiro lote teve como destino o 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Sessenta máscaras produzidas pelos jovens foram entregues pelo secretário Catarina Paladini ao comandante do 20º BPM, tenente-coronel Fernando Gralha Nunes. Só na unidade Rubem Berta devem ser produzidas 2 mil máscaras por mês.
— Nossa campanha Todos Pela Vida mobiliza uma juventude com enorme capacidade de realização. Vamos levar máscaras para todos os 240 servidores do Batalhão e para a comunidade que necessita, e seguiremos com ações também em outras áreas atendidas pelo POD — disse Paladini.
Os demais Centros da Juventude (Restinga, Cruzeiro e Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, e os de Alvorada e Viamão) também estão engajados em mobilizações de solidariedade nas comunidades.
A campanha prevê ações integradas, com foco na arrecadação e na doação de alimentos para os mais vulneráveis, propagação de informações corretas sobre a necessidade da prevenção e o cuidado com idosos e crianças, combate às fake news, fortalecimento dos pequenos negócios e empreendimentos locais por meio da compra de alimentos com os valores arrecadados, e a produção de itens de proteção, como as máscaras caseiras.