Começaram nesta segunda-feira (9) as obras do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Cruz do Sul. A unidade terá capacidade para receber 60 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e conta com investimento de R$ 21,3 milhões, oriundos de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A empresa que venceu a licitação terá oito meses para executar o projeto, que integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos. A unidade de Santa Cruz do Sul será erguida depois de 16 anos sem novos centros da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).
O projeto prevê espaço para escola, oficinas, quadra esportiva, palco multiuso e consultórios para atendimentos de saúde, em 4,5 mil metros quadrados de área construída. O imóvel terá telhado verde e sistema de reaproveitamento de água da chuva.
— Nossos jovens vinculados ao programa (POD) têm 8% de reincidência. A média nacional é de 32% a 35%. Por isso vale a pena insistir na ressocialização, na recuperação através das oportunidades — disse o secretário Catarina Paladini.
Também estão em andamento também obras de unidades em Viamão e Osório, somando investimento total de R$ 65 milhões. Com os três novos centros e a ampliação do de Novo Hamburgo, serão criadas 210 novas vagas.