O secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, foi aos Estados Unidos apresentar os bons resultados do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), projeto de prevenção à violência que começou no governo de Tarso Genro (PT), foi ampliado na gestão de José Ivo Sartori e atende jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social. O programa atua em Alvorada, Viamão e em quatro dos bairros mais violentos de Porto Alegre.
Catarina passará a semana em Washington para acompanhar um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre segurança cidadã. A entidade de fomento é a principal financiadora do programa, que teve o convênio renovado no final de agosto e já beneficiou mais de 7 mil pessoas.
— Estamos articulando com a direção do BID a ampliação desse projeto para 2020, com o objetivo de chegarmos às 18 cidades mais violentas do estado – afirmou o secretário, que viajou acompanhado da coordenadora-geral do Escritório de Projetos do banco no Estado, Carolina Motta Luce.
Além de reintegrar socialmente egressos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) e prestar atendimento nas áreas de educação, esporte e cultura, o projeto oferece oficinas profissionalizantes para que os jovens trabalhem como barbeiros, cabeleireiros e manicures e outras atividades que possibilitem uma geração rápida de renda. Estão em construção cinco Centros da Juventude, com espaço para treinamento, formação e lazer.
Os recursos do BID também serão utilizados na construção de três novos centros de atendimento da Fase, em Osório, Santa Cruz do Sul e Viamão. A instituição não recebe novas unidades no Estado há quase 15 anos.