O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Protocolados nesta terça-feira (17) na Assembleia, com previsão de votação para a quinta (19), os projetos do governo Eduardo Leite para auxiliar no combate ao coronavírus devem ter aprovação rápida e unânime na Casa. Sem contestações, os partidos de oposição indicam voto favorável às propostas, mas sugerem outras medidas para lidar com os efeitos da pandemia.
Os dois projetos foram apresentados pessoalmente pelo governador. O primeiro trata da contratação em caráter emergencial, por um ano, de 17 profissionais para reforçar o quadro da Vigilância em Saúde e do Laboratório Central do Estado (Lacen). O outro prevê dobrar a gratificação de médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Embora cobre do governo um “plano mais global” para a economia e a educação, a bancada do PT, com oito deputados, foi a primeira a anunciar voto favorável.
— O ideal era termos, rapidamente, um programa de renda básica que garanta o mínimo necessário para que todas as pessoas tenham sua sobrevivência garantida — ponderou o líder da bancada, Luiz Fernando Mainardi.
Com quatro parlamentares, o PDT também deve apoiar os projetos. A líder, Juliana Brizola, diz que as propostas são de “ extrema importância”:
— É o momento de deixarmos nossas diferenças políticas de lado e nos unirmos na busca pelo bem da população gaúcha.
Única representante do PSOL, Luciana Genro anunciou voto favorável, mas considera as iniciativas uma “resposta insignificante” diante da crise.
— Por exemplo, como fica a situação das pessoas que ao ficarem sem renda não vão conseguir pagar as contas de água e luz? Vou apresentar a sugestão de impedir cortes e multas. No caso da CEEE e da Corsan depende só do governo do Estado — disse Luciana.
Protocolados em regime de urgência, os projetos não receberam contestações de deputados. O presidente da Assembleia, Ernani Polo (PP), assegurou que dará celeridade à tramitação das matérias, para que possam ser votadas na tarde de quinta-feira.