Morreu nesta quarta-feira (27), aos 86 anos, o ex-deputado Waldir Walter, um dos fundadores do MDB no Rio Grande do Sul. Ele estava internado no Hospital Unimed Noroeste, em Ijuí, e não resistiu a uma infecção generalizada.
Walter foi prefeito de Santo Augusto, na Região Noroeste, deputado estadual entre 1971 e 1978, e deputado federal entre 1979 e 1983. Durante o governo de Pedro Simon, chefiou a secretaria estadual da Segurança Pública. Foi também secretário dos Transportes na gestão de Sinval Guazzelli.
O presidente do MDB no Rio Grande do Sul, Alceu Moreira, manifestou pesar pelo falecimento do correligionário:
“Waldir deixará um vazio no nosso partido. Sua história seguirá viva e continuará servindo de inspiração para os jovens emedebistas. Vá em paz, amigo”, escreveu Moreira, em uma rede social.
Nascido em Santa Maria em 24 de setembro de 1933, Waldir Walter começou a vida política em Santo Augusto, elegendo-se vereador pelo PTB em 1958. Em 1968, já no MDB, elegeu-se prefeito do município.
Eleito deputado estadual em 1970, renunciou à prefeitura para assumir a cadeira na Assembleia Legislativa em fevereiro de 1971. Foi reeleito em 1974 e conseguiu chegar à Câmara Federal em 1978. Em Brasília, foi combativo ao regime militar e fez vários pronunciamentos criticando o governo de João Figueiredo.
De volta ao Estado, foi diretor-geral e procurador da Assembleia. Em 1987, assumiu a secretaria da Segurança Pública no governo de Pedro Simon. Na sequência, foi secretário de Transportes na gestão de Sinval Guazzelli. Após deixar a vida pública, dedicou-se à advocacia.
Waldir era viúvo de Maria Elisabete Walter, com quem teve três filhos. O velório será no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre, a partir das 3h desta quinta-feira. O enterro está marcado para as 11h, no mesmo local.
O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.