Premiado como uma das 15 iniciativas mais inovadoras do mundo pela Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, o programa Criança Feliz, do governo federal, formalizou nesta segunda-feira (25) a integração com o Primeira Infância Melhor (PIM), iniciativa gaúcha que serviu de inspiração para sua implantação.
As premissas dos dois projetos são as mesmas: visitas periódicas de técnicos com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares, promover o desenvolvimento biológico, psicológico e social e garantir o acesso das crianças e gestantes às redes de saúde e assistência social.
Criado em 2016, o Criança Feliz repete em nível federal a estratégia bem-sucedida do PIM, que nasceu em 2003 no Rio Grande do Sul. Ambos surgiram pelas mãos de Osmar Terra, secretário estadual da Saúde quando o PIM foi criado e foi ministro do Desenvolvimento Social que lançou o Criança Feliz.
Terra esteve no Estado para participar da abertura de um seminário sobre Primeira Infância, junto ao governador Eduardo Leite. No evento, foi assinado o acordo entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social para assegurar o trabalho integrado entre os dois programas.