Representante do PSL no alto escalão do governo Leite, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, foi pego de surpresa com a decisão do presidente do partido no Estado, Nereu Crispim, de deixar a base aliada, e não pretende abandonar o cargo.
Questionado pela coluna, o secretário informou, por meio de sua assessoria, que a decisão foi tomada unilateralmente por Crispim, sem consultas a ele ou à bancada na Assembleia. Deputado estadual eleito, Irigaray faz parte do secretariado de Leite desde o mês de março.
Na carta que justificou a saída da base aliada, Crispim ressaltou que o partido não concorda com os projetos que alteram carreiras do funcionalismo público estadual, em especial as mudanças que atingem professores e policiais.
Questionado, o governador Eduardo Leite disse que não foi comunicado sobre saída do PSL da base do governo. O líder da bancada do partido na Assembleia, Luciano Zucco, afirmou que também não foi informado sobre a nota encaminhada ao Piratini.
O chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, afirmou que está confiante de que os três parlamentares do PSL na Assembleia irão continuar na base de sustentação da agenda proposta pelo governador.