Outdoors instalados em municípios da região metropolitana de Porto Alegre têm chamado atenção dos moradores nos últimos dias. Em Canoas, cartazes, com as imagens do deputado federal Nereu Crispim (PSL) e sua esposa, Carolina Lompa (PSL), convidam os eleitores a integrarem o partido. “Venha para a dire17a. Filie-se ao PSL”, são os dizeres, com o número do partido substituindo as letras “i” e “t”.
A Promotoria de Justiça de Canoas não recebeu denúncias, mas informou que irá investigar o caso.
Crispim foi eleito em 2018 para o primeiro mandato e é presidente do partido no Rio Grande do Sul. Carolina preside o PSL Mulher estadual e é pré-candidata à prefeitura de Canoas para 2020. Ambos são alinhados ao discurso do presidente Jair Bolsonaro.
À coluna, o deputado disse que os outdoors, instalados na semana passada, fazem parte de uma campanha nacional de filiação da legenda e que também foram colocados em outras cidades, como Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre.
Crispim citou os deputados estaduais Capitão Macedo e Vilmar Lourenço como outros políticos que aparecem nos cartazes. Ele negou que a iniciativa configure campanha eleitoral antecipada.
— (Os outdoors) foram instalados por uma agência que foi contratada pelo partido, acho que na semana passada. Acho que ficam por uns vinte dias — afirmou.
De acordo com Crispim, Carolina foi escolhida para aparecer devido ao trabalho na seccional feminina do PSL gaúcho e na secretaria-executiva do partido, em Brasília.
O coordenador do gabinete de assessoramento eleitoral do Ministério Público estadual, Rodrigo López Zilio, diz que o caso é “complexo”, porque conjuga a campanha de filiação com um possível caso de promoção pessoal dos políticos.
— Esse caso abre espaço para se discutir a extensão da decisão do Tribunal Superior Eleitoral que veda atos de promoção pessoal e de pré-campanha em outdoors — considera o promotor.
Aliás
A propaganda do PSL, com exposição da foto de seus líderes, tem todos os elementos de uma campanha antecipada, com uso de recursos que a lei proíbe na disputa. Outdoors não são permitidos na eleição.
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.