Duas vezes prefeito de Caxias do Sul, na Serra, o ex-governador José Ivo Sartori (MDB) tornou-se o sonho de consumo de empresários insatisfeitos com a gestão de Daniel Guerra (PRB) para a eleição de 2020.
Sartori diz que está aposentado e não pensa em concorrer, mas os defensores de seu nome acreditam que ele é o único capaz de levar a eleição no primeiro turno.
Quem conhece o ex-governador sabe que ele não coloca a carroça na frente dos bois. Se aceitar concorrer, o "sim" será dito aos 45 minutos do segundo tempo.
Favorito do MDB para concorrer a prefeito, o deputado estadual Carlos Búrigo diz que não pode ser candidato de si mesmo, mas, se for uma construção para recolocar Caxias no patamar em que a cidade merece estar, pode colocar seu nome à disposição.
Confira a resposta completa à pergunta da coluna sobre sua possível candidatura: "Em política nada é fácil nem definitivo. Precisamos de muito trabalho…
Não posso ser candidato de mim mesmo. Se for uma construção para colocar Caxias novamente como cidade que possa construir uma unidade para desenvolver um projeto com diálogo entre todas as entidades e representações, para buscar a autoestima das pessoas, buscar o desenvolvimento, ser proponente de ações que representem a vontade coletiva para a cidade e região, poderei estar à disposição deste projeto.
Ser prefeito não é para acalentar um sonho,tem que ser para construir projetos coletivos.
Mas isto é para o ano que vem.
Agora meu foco é ajudar o RS na construção de projetos que o façam sair desta situação.
Projetos iniciados no governo Sartori que tem que ter a sequência deste governo do Eduardo Leite e de futuros governos. O RS precisa de planejamento, menos peso na máquina pública, desburocratização e atração de investimentos. Sabemos que falar é fácil, difícil é construir soluções. Isto é o que penso".