O prefeito Nelson Marchezan (PSDB) ganhou o primeiro aliado para a tentativa de reeleição em 2020. Neste domingo (22), o Partido Liberal (PL), antigo Partido da República (PR), acertou participação na prefeitura de Porto Alegre, já com vistas ao processo eleitoral do ano que vem.
Atualmente sem representação na Câmara Municipal, o partido tem acordo de filiação com dois vereadores na janela partidária que abre em março de 2020.
De acordo com o deputado federal Giovani Cherini, presidente do PL no Estado, os detalhes sobre a participação do partido e a ocupação de cargos no governo serão discutidos durante a semana.
— Vamos assumir as Pics (Práticas Integrativas e Complementares de Saúde) e o cooperativismo habitacional como bandeiras prioritárias do governo — afirmou Cherini.
Com o apoio do PL, Marchezan supre ao menos em parte a saída do PP, do vice-prefeito Gustavo Paim, de sua base de apoio. Os dois partidos têm tempo semelhante de rádio e televisão na campanha eleitoral, embora os progressistas tenham peso maior na atual composição da Câmara, com quatro vereadores.
Conforme Cherini, o PL pretende ter o candidato a vice na chapa situacionista, mas a indicação depende da composição da coligação para a eleição majoritária.
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.