O governador Eduardo Leite e o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan desembarcam em Washington, nos Estados Unidos, no início da próxima semana, para imersão de quatro dias em curso de capacitação para gestores públicos realizado pela Comunitas e pela Academia de Liderança para o Desenvolvimento (LAD).
É a segunda vez que a organização promove a ida de lideranças públicas para capacitação e troca de experiências em universidades no Exterior. Outros governadores e prefeitos também foram convidados, como Helder Barbalho, governador do Pará, Paulo Brant, vice-governador de Minas Gerais, Izolda Cela, vice-governadora do Ceará, Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE), Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP), e Miguel Coelho, prefeito de Petrolina (PE).
O objetivo é ampliar o repertório de soluções de políticas públicas. Em uma semana de curso, serão realizadas algumas visitas de campo e diversos estudos de casos serão aprofundados para promover debate para implementação de ações.
O curso da Comunitas e da Academia de Liderança para o Desenvolvimento (LAD) é um projeto do Centro sobre Democracia, Desenvolvimento e Estado de Direito, parte do Instituto Freeman Spogli para Estudos Internacionais da Universidade de Stanford, e elaborado em parceria com a Escola Johns Hopkins de Estudos Internacionais Avançados.
No governo do Rio Grande do Sul, o vice-governador Ranolfo Vieira Junior assume do dia 16 à noite até o dia 21 de julho. Na prefeitura, quem assume é o vice-prefeito Gustavo Paim.