O Palácio Piratini ficou com jeito de cenário de festa infantil para o lançamento da Campanha do Agasalho deste ano. Na entrada, os convidados recebiam pacotinhos de pipoca e eram saudados por artistas do Grupo Tholl, com suas fantasias coloridas.
A decoração combinava com o espírito da campanha, que neste ano tem foco na arrecadação de roupas para as crianças, embora qualquer doação seja bem-vinda.
A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, lembrou que, historicamente, as pessoas doam peças para adultos, pois as roupas de crianças acabam passando de um para outro na própria família.
A mestre de cerimônia foi Martina Gomes Alves, nove anos, que na campanha de 2018 entrevistou o candidato Eduardo Leite para o programa eleitoral do Dia da Criança. Outra menina encantou o público depois do show protagonizado por integrantes do Tholl, no Salão Negrinho do Pastoreio: Luiza Barbosa, que chegou à final do The Voice Kids, interpretou três músicas e foi aplaudida de pé.
Como o mote da campanha é que cada roupa tem uma história, Leite doou uma jaqueta verde usada na campanha vitoriosa de 2018. Contou que, no outono do ano passado, já morando em Porto Alegre, viajou para Pelotas usando roupas de verão. O tempo virou e ele teve de comprar o casaco verde com o qual apareceu mais de uma vez na propaganda eleitoral.
A ideia da campanha é associar a doação à gratidão de ter o que oferecer a quem precisa. "Toda roupa tem uma história. E toda história pode ter outro final", dizem os cartazes da campanha. Tânia Moreira explicou:
— Queremos que as pessoas sintam a emoção de doar. As roupas podem ter uma história, triste ou alegre, mas vão fazer diferença na vida de quem recebe.
O Piratini decidiu antecipar o lançamento da campanha, que tradicionalmente ocorria no final de maio ou início de junho, para poder começar a entregar as doações antes da chegada do frio. A prefeitura de Porto Alegre lançou a sua Campanha do Agasalho no dia 15 de abril e já arrecadou 45 mil peças.