A arquiteta Diza Gonzaga aceitou, na manhã desta quinta-feira (7), convite do governador Eduardo Leite para ser diretora institucional do Detran e será responsável pelas campanhas de prevenção de acidentes no Estado. Respeitada dentro e fora do Brasil por seu trabalho na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, a criadora do programa Vida Urgente quer estender para todo o Rio Grande do Sul a experiência de conscientização para um trânsito mais seguro.
— Só irei para o governo se for para fazer a diferença — disse à coluna quando recebeu o convite de Leite.
Candidata a deputada federal pelo PSB na eleição de 2018, Diza fez 51.623 votos, mas ficou na suplência. O partido a indicou para a diretoria-geral do Detran, mas Leite entendeu que seria mais importante dar a ela uma atribuição específica, de coordenadora das ações de prevenção à violência no trânsito.
O próprio governador, quando ainda era estudante, foi voluntário de Diza e coordenador do Vida Urgente em Pelotas.
— Há muitos anos sou admirador do trabalho da Diza com os jovens — elogia Leite.
— Tenho muito orgulho desse voluntário que acreditou no nosso trabalho — devolve Diza.
Além de coordenar campanhas institucionais de conscientização de motoristas, caroneiros e pedestres, Diza quer trabalhar pela qualificação dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), para que os aprendizes saiam da autoescola preparados não apenas para obter a carteira de habilitação, mas para dirigir com segurança nas ruas e estradas.
O trabalho de Diza com jovens começou a partir de uma tragédia: na madrugada de 20 de maio de 1995, o carro em que seu filho Thiago estava de carona chocou-se com um contêiner de lixo e o jovem morreu, aos 18 anos.
Um ano depois, Diza e o marido, Régis Gonzaga, criaram a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e começaram a montar o exército de voluntários que, desde então, trabalha para conscientizar jovens da importância de não dirigir depois de beber, de não pegar carona com motoristas que tiverem ingerido bebida alcoólica e de respeitar as regras de trânsito. Ações nas escolas ajudam a preparar os motoristas do futuro.
Pais que enfrentaram a perda de filhos em acidentes de trânsito encontraram na fundação acolhimento e oportunidade para ajudar outros jovens. A borboleta símbolo da campanha Vida Urgente passou a fazer parte da paisagem das cidades que aderiram à campanha: quando morre uma pessoa em acidente de trânsito, se a família autorizar, uma borboleta é pintada no asfalto para chamar a atenção de motoristas e pedestres.