Dois encontros – uma reunião no Piratini (foto) e um almoço na Assembleia Legislativa –mostraram que há espaço para discutir as prioridades do Rio Grande do Sul acima das diferenças políticas.
Deputados da situação e da oposição se encontraram com o governador Eduardo Leite e ouviram um apelo para que as emendas ao orçamento da União sejam apresentados seguindo a lógica das políticas públicas do Estado nas áreas de saúde, segurança e infraestrutura. Deputados do PP sugeriram um planejamento plurianual das emendas, para que os projetos tenham continuidade.
Depois, Leite atravessou a rua para almoçar na Assembleia com deputados, representantes de outros poderes e de entidades empresariais, a convite do presidente Luis Augusto Lara.
Renegociação da dívida, ressarcimento das perdas da Lei Kandir e recursos para a duplicação da BR-116 e da BR-290 estão entre as pautas que unem a bancada gaúcha e o Piratini.
Lara disse ter consciência de que há temas que dividem a bancada gaúcha, como a reforma da Previdência e a própria emenda que acaba com a exigência de plebiscito, mas que é preciso valorizar o que une o Estado.