O atual presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, foi reconduzido ao cargo nesta sexta-feira (30). Por volta das 20h, com 86,34% das urnas apuradas, Breier tinha a preferência de 69,20% dos advogados no Estado. Ele superou Paulo Roberto Petri da Silva e Paulo Peretti Torelly, que fizeram 17,36% e 13,44% dos votos, respectivamente.
Breier, eleito para o triênio 2019-2021, é advogado militante há 27 anos e professor universitário há 25. Foi na gestão de Claudio Lamachia, de 2007 a 2012, que ele começou a atuar na diretoria da seccional, primeiramente como conselheiro.
À frente da OAB-RS há três anos, Breier diz que seu grupo vem “recuperando a autoestima e a valorização da advocacia”. Para ele, o Interior foi uma prioridade da gestão, que criou e modernizou dezenas de sedes em diversas regiões do Estado.
A chapa pretende dar mais atenção à juventude e à inserção de novos profissionais no mercado de trabalho, além de “preparar a advocacia gaúcha para os desafios da inteligência artificial”.
Compõem a diretoria de Breier para o segundo mandato: Jorge Luiz Dias Fara (vice-presidente), Regina Adylles Endler Guimarães (secretária-geral), Fabiana Azevedo da Cunha Barth (secretária-geral adjunta), e André Luis Sonntag (tesoureiro).