O Podemos e o Partido da Mulher Brasileira (PMB) anunciaram nesta segunda-feira (22) o apoio ao candidato ao governo do Estado Eduardo Leite (PSDB). Ambos estavam na aliança de Jairo Jorge (PDT) no primeiro turno. O presidente do Podemos, deputado federal Cajar Nardes, justificou a tomada de lado dizendo que José Ivo Sartori “cometeu equívocos de escolha pessoal no governo dele”.
— Vejo dinamismo na tua (Leite) figura, acho que é uma das tuas principais características. Tu és arrojado, com capacidade de diálogo e falta tudo isso ao Sartori — assegurou Cajar.
Segundo o presidente estadual do PMB, Dieison Engroff, o partido tem 5.723 filiados e está presente em 214 cidades do Rio Grande do Sul. A sigla não tem deputados eleitos no Estado.
"Depois de estudar e comparar as propostas, não nos resta dúvidas: Eduardo Leite é o candidato que apresenta maior compromisso com as mulheres gaúchas e suas demandas", diz nota do partido.
Além do PSDB, Eduardo Leite tem oficialmente em sua coligação PTB, PPS, Progressistas, PRB, PHS e Rede Sustentabilidade. PROS, Solidariedade, PV, PMB e Podemos entraram na aliança durante o segundo turno.