Mãe de Laura, de um ano e 11 meses, a deputada Manuela d’Ávila (PC do B) quer estimular o apoio de bares e restaurantes ao aleitamento materno e à vida social de mulheres que amamentam. A ideia é promover a adesão desses estabelecimentos ao selo #LugarAmigodaAmamentação, criado pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa para o Agosto Dourado, mês do aleitamento.
Para participar, os locais não precisam de nenhuma mudança estrutural para receber as mães e seus filhos. Nesta segunda-feira, Manuela e as assessoras Fabiane (mãe de Vicente, de 1 mês), Marina (mãe de Luiza, de 7 meses) e Roberta (mãe de Eliza, de 8 meses) foram até um dos cafés que aderiu ao selo, no centro da Capital. A deputada desabafa:
– As pessoas não estimulam que as mães sigam amamentando. Agora que a Laura tem quase dois anos eu percebo. Perguntam: como um bebê que fala ainda mama? Veem a amamentação como quase um ato sexual em público. A maioria das mulheres prefere lugares reservados para amamentar, mas se o bebê sente essa necessidade em local público, ela não vai amamentar? Nosso esforço é para criar uma rede de acolhimento. Muita gente acha que isso é normal, gostam que mulheres que são mães fiquem nesses estabelecimentos.
Leia mais:
Heinze se colocará à disposição do PP para disputar o Piratini em 2018
Estado deve quitar salários de servidores nesta terça-feira
Brasileiros não se sentem representados por políticos