Gaúcho de Cruz Alta, com passagem pelo comando do Exército em Santa Maria, o general Sérgio Etchegoyen tornou-se o principal interlocutor do governo do Rio Grande do Sul para assuntos de segurança pública no Palácio do Planalto. Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o general almoçou com o governador José Ivo Sartori e com o secretário Cezar Schirmer, no Palácio Piratini, nesta sexta-feira.
Etchegoyen veio a Porto Alegre pela segunda vez em três dias. Na quarta-feira, participou do encontro do colégio de secretários de Segurança. Na sexta, veio para a posse do novo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Carlos Thompson Flores Lenz, mas aceitou o convite de Sartori para o almoço no Piratini.
Leia mais:
Nova cadeia será construída na área do Presídio Central
Pepe Vargas assume o PT no Rio Grande do Sul neste sábado
Quando o desvio de R$ 3 mil rendia manchete em jornais
Amigo do general há 10 anos, Schirmer acredita que ele será um aliado do Rio Grande do Sul em Brasília, pela proximidade com o presidente Michel Temer.
Schirmer conta que, nas conversas, Etchegoyen demonstrou profundo conhecimento da área de segurança pública e do que pode ser feito pelo governo federal em matéria de combate ao crime organizado, ao tráfico de armas e de drogas nas fronteiras, e ao financiamento do sistema penitenciário.