O presidente da Assembleia, Edegar Pretto (PT), enviou na manhã desta sexta-feira ofício ao Palácio Piratini pedindo reunião com o governador José Ivo Sartori "para aprofundar as questões" da reintegração de posse na ocupação Lanceiros Negros, em Porto Alegre. O cumprimento da medida em um prédio no Centro ocorreu na quarta-feira à noite, véspera de feriado.
Por enquanto, o governo não respondeu ao documento. Não há data para o encontro. No ofício, o presidente da Assembleia faz considerações sobre o episódio, principalmente em relação à prisão do deputado Jeferson Fernandes (PT) durante a reintegração. Afirma que a Casa Civil se mostrou "desrespeitosa com a instituição Assembleia Legislativa" e que "não houve o mínimo respeito aos direitos fundamentais de cidadãs e cidadãos brasileiros e ao livre exercício das prerrogativas parlamentares".
Leia mais
"Eu estava no exercício do meu mandato", diz deputado detido
Presidente da Assembleia fala em "cenas de tortura" da BM
"Não há avaliação ainda sobre a atitude da BM", diz chefe da Casa Civil do governo estadual
A prisão do deputado durante a reintegração de posse causa tensão entre Legislativo e Executivo. Na noite desta quinta-feira, o governo do Estado divulgou nota afirmando que não caberia mais a um deputado "incitar o descumprimento da lei". Jeferson disse que não sabe o motivo de sua prisão e nem por que foi solto.
Confira o ofício: