Ao contrário do que fez nos últimos dois anos, o governador José Ivo Sartori não foi à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira entregar a mensagem anual do Executivo para a Casa. Com a ausência de Sartori, coube ao chefe da Casa Civil, Marcio Biolchi, a entrega do documento ao presidente Edegar Pretto (PT). A vice-presidente da Assembleia, deputada Liziane Bayer (PSB), foi quem leu o documento em plenário, durante a primeira sessão presidida pelo petista.
A mensagem do governador está prevista na Constituição estadual, detalha os planos do governo do RS para o próximo ano e traz informações sobre a situação financeira dos cofres públicos.
Na terça-feira, acompanhado do vice-governador José Paulo Cairoli, Sartori foi à Assembleia prestigiar a posse de Pretto. Na ocasião, enfatizou a necessidade da harmonia entre os poderes.
Em 2015 e em 2016, o governador entregou pessoalmente a mensagem ao Legislativo, quando os presidentes empossados eram os aliados Edson Brum (PMDB) e Silvana Covatti (PP).
O Palácio Piratini informou que Sartori não foi à Assembleia porque participou de compromissos previamente agendados no Palácio Piratini.