Único deputado do Partido Verde, João Reinelli tentou salvar a Fundação Zoobotânica, a Cientec e a Fundação de Economia e Estatística (FEE), retirando-as do texto do projeto 246/2016, para que a extinção das três fosse votada em separado. Como o governo conseguiu aprovar um requerimento de preferência para que o projeto fosse votado antes, a emenda ficou prejudicada, mas o sempre discreto Reinelli teve seu dia de protagonista na Assembleia.
O deputado do PV apresentou uma segunda emenda, estabelecendo que, em caso de aprovação do projeto, a extinção da Fundação Zoobotânica só seja consumada quando suas atribuições forem integralmente incorporadas pela Secretaria do Ambiente. A emenda foi aprovada com 31 votos favoráveis e 20 contrários.
Reinelli é da base do governo, mas anunciou que era contra o projeto porque, como ambientalista, jamais votaria a favor da extinção da Fundação Zoobotânica. Ele também considera um equívoco extinguir a Cientec e a FEE.
Sem dinheiro para 13º salário
São remotas as possibilidades de os servidores estaduais receberem alguma parcela do 13º salário antes do Natal.Ontem, o caixa estava praticamente zerado. Para pagar uma parte do 13º até 30 de dezembro, o governo conta com R$ 79 milhões da repatriação, que devem entrar hoje, e com R$ 200 milhões da antecipação do IPVA, além do ICMS que entrar até o fim do mês.A folha de dezembro será paga com atraso igual ou superior ao dos meses anteriores.
A aprovação do projeto da renegociação da dívida está sendo comemorada pelo palácio piratini como a "olimpíada" do rio grande do sul, mas não produz efeito imediato no fluxo de caixa. Apenas evita que a situação se agrave nos próximos três anos.
Banrisul cobra empréstimo
Cerca de 40 mil servidores que anteciparam o 13º salário de 2016 por meio de empréstimo no Banrisul tiveram o valor do débito descontado ontem. Como o governo não pagou o 13º salário, a orientação do Banrisul é para que os clientes procurem as agências para renegociar a dívida.Neste ano, o governo não vai oferecer indenização pelo atraso no pagamento da gratificação. O Banrisul abriu uma linha de crédito especial para os funcionários públicos, mas o custo do financiamento será bancado pelo próprio servidor.
Bandeira branca
Às vésperas de assumir a prefeitura de Porto Alegre, Nelson Marchezan decidiu não dar continuidade às ações populares movidas quando era deputado estadual contra o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa. Marchezan exigia a nulidade e o ressarcimento ao erário de pagamentos da URV e de auxílio-moradia acima do teto. O argumento para a desistência é de que o papel fiscalizador não faz mais parte do escopo de suas iniciativas.