O PTB e os outros partidos que sustentaram a candidatura de Maurício Dziedricki no primeiro turno (PSC, PR, SD, PRP e PT do B) anunciam nesta sexta-feira, às 11h, o apoio a Nelson Marchezan (PSDB).
Na decisão, pesou o compromisso de Marchezan com o programa de governo de Dziedricki, especialmente com a abertura dos postos de saúde até as 22h. Os partidos também reclamam do distanciamento e do isolamento no governo de José Fortunati.
O pragmatismo também pesa na decisão. Com 14 partidos na aliança original, Melo teria dificuldade de acomodar os interesses de mais seis parceiros em caso de vitória.
E AGORA, PP - Primeiro, foi o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), que, conforme reportagem da jornalista Adriana Irion, pagou por serviços nunca prestados. Agora é a Fasc, alvo de uma operação do Ministério Público, por suspeita de irregularidades em serviços terceirizados.
O que esses dois órgãos da prefeitura de Porto Alegre têm em comum? Estavam sob o comando do PP.
Diretor do DEP à época das irregularidades, Tarso Boelter deixou o cargo para concorrer a vereador e não se elegeu.
O prefeito José Fortunati ficou numa saia justa: em vez de exonerar o presidente da Fasc, Marcelo Soares, deu férias de 30 dias para não ser acusado de retaliação ao PP, que está aliado a Nelson Marchezan (PSDB), adversário do vice-prefeito Sebastião Melo.
AOD DESCARTA CANDIDATURA - Citado pela coluna como possível opção do PSDB para o Piratini em 2018, o ex-secretário da Fazenda Aod Cunha garante que esta hipótese está fora de cogitação:
– Até o final deste ano, estou 100% focado no meu período sabático. Depois, estarei 100% focado na continuidade da minha vida profissional, na iniciativa privada.
De Lima, aonde chegou ontem, depois de visitar Havana, Aod disse que não está nos seus planos ocupar cargos públicos e que poderá trabalhar e viver no Exterior.
ALIÁS - É verdade que, entre receber parcelado e não ter emprego, qualquer pessoa escolheria a primeira opção, mas, dito pelo governador José Ivo Sartori, soa como deboche com os servidores que estão com o salário atrasado.