BREVE CUMPRIMENTO - O primeiro compromisso dos candidatos classificados para o segundo turno em Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB) e Nelson Marchezan (PSDB), na segunda-feira, foi uma entrevista ao programa Gaúcha Atualidade. Na entrada do estúdio, os dois se encontraram e trocaram um breve cumprimento.
REDUÇÃO DA MÁQUINA - Durante 15 minutos, falaram do que pretendem fazer para conquistar os eleitores dos outros candidatos ou que votaram nulo ou em branco.Os dois se comprometeram a reduzir a estrutura da prefeitura. Melo disse que, se for eleito, vai cortar 30% das secretarias e cargos em comissão. Marchezan disse que não basta cortar CCs. É preciso reduzir também os cargos efetivos.
HERANÇA - Duas vitórias estão sendo comemoradas pelo deputado Dionilso Marcon (PT) nesta eleição. O filho do deputado, Mateus Marcon, de 20 anos, conquistou uma vaga na Câmara de Nova Santa Rita. O irmão, Dilhermando Marcon, foi eleito vereador em Rondinha.
TRÊS PODERES - Com 61,61% dos votos válidos, Adair Philippsen (PMDB), 58 anos, elegeu-se prefeito de Santo Cristo com uma curiosidade: é um homem dos três poderes.Em 1992, Philippsen elegeu-se vereador pelo PMDB e foi presidente da Câmara no ano seguinte. Em 1994, foi aprovado em concurso para juiz e exerceu a função por quase 18 anos, quando resolveu se aposentar como magistrado de instância inicial.Ele promete devolver aos cofres públicos metade do salário de prefeito.
ABRAÇO DE AFOGADO - A eleição de 2 de outubro aposentou de uma só vez dois ex-prefeitos de Pelotas que se abraçaram para tentar derrotar a vice-prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).Anselmo Rodrigues (PDT), 69 anos, o folclórico "governaço", que de forma grosseira prometia "pelar a loirinha em praça pública" fez apenas 20,23% dos votos. Paula elegeu-se no primeiro turno.Anselmo teve o apoio do ex-prefeito Fetter Jr. (PP), que em 2014, quando tentou ser deputado, atribuiu sua derrota à gestão do sucessor Eduardo Leite, de quem Paula é vice.
OS PRETTO - Caçula dos nove filhos do ex-deputado Adão Pretto, falecido em 2009, Adão Pretto Filho foi eleito vereador em Viamão pelo PT, nesse domingo. Adãozinho é irmão do deputado Edegar Pretto.
CRIATURA - Em 2012, o então prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, gabava-se de ser tão popular, que havia conseguido eleger o desconhecido Luiz Augusto Schneider (PSDB). Como Schneider decidiu governar sem consultar o antecessor, Sanchotene se irritou e os dois acabaram rompendo relações. Sanchotene trocou o PSDB pela Rede e, aos 80 anos, decidiu enfrentar o antigo pupilo. Resultado: Ronnie Melo (PP) ganhou a eleição.
SEM ESCOLA - Até dezembro, o deputado estadual Marcel Van Hattem (PP) ficará em licença não remunerada da Assembleia para concluir seu mestrado em Jornalismo na Universidade de Amsterdã.Antes de embarcar, nesta segunda-feira, Van Hattem pediu o arquivamento do PL 190/2015, Escola Sem Partido, para reapresentá-lo assim que estiver de volta às atividades na Assembleia Legislativa.