VOLTA TUDO - Depois de brigar na Justiça com a defesa de Jardel (PSD), a Assembleia decidiu retomar o processo da cassação do deputado desde a subcomissão processante, na Comissão de Ética. Na semana que vem, o deputado deverá ser chamado para prestar um novo depoimento.
BRIGA CONSTANTE - Mesmo com a retomada do processo, a procuradoria do Legislativo tenta, com um recurso no STF, validar o procedimento já realizado nas comissões. Se o STF acatar os argumentos, a cassação vai direto para o plenário.
RECADO - Engajada em campanhas de prevenção ao câncer de mama desde antes de ser deputada, Any Ortiz (PPS) usou seu perfil no Twitter para fazer um alerta às mulheres a partir da própria experiência. Em um vídeo publicado no início da tarde desta terça-feira, Any contou:
– Através do autoexame, descobri um nódulo na mama esquerda. Eu o acompanhei durante um tempo e, nos últimos dias, ele aumentou bastante de volume e vou ter de fazer uma cirurgia hoje à tarde.
EM CASA - Embora o nódulo não seja maligno, Any resolveu tornar o caso público para alertar outras mulheres. A cirurgia foi bem-sucedida, e ela já está casa.
SEM CONCORRENTES - Por unanimidade, a Comissão de Finanças da Assembleia escolheu o deputado Marlon Santos (PDT) para a relatoria da Lei Orçamentária de 2017. A LOA prevê novo contingenciamento de gastos com pessoal no Executivo. Graças a uma liminar, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria terão correção de 7,8%. O orçamento deverá ser votado no dia 22 ou 29 de novembro.
PARCERIA EM GESTAÇÃO - A operação de policiamento ostensivo realizada nesta terça-feira no bairro Guarujá, com policiais militares e soldados do Exército trabalhando em conjunto na abordagem de veículos, é muito mais do que um simples exercício. Abre caminho para a possibilidade de uma participação efetiva do Exército na segurança do cidadão, possibilidade sempre rejeitada pelas Forças Armadas com o argumento de que os militares são treinados para derrotar o inimigo e não para atuar em confrontos de rua.
EXÉRCITO GUARUJÁ - Assim que assumiu o cargo de secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer visitou o Comando Militar do Sul e propôs que fossem estudadas as possibilidades de parceria. Os contatos, sempre amistosos, continuaram. O "Exercício Guarujá" foi definido pelo Comando Militar do Sul como uma preparação da tropa "para ações de garantia da lei e da ordem".
APAVORADOS - Ter o Exército nas ruas reforçando as ações de Brigada Militar é um desejo expresso dos gaúchos apavorados com a escalada da violência. Assim como atuaram na Olimpíada e na tomada de morros no Rio de Janeiro, as Forças Armadas podem ter um papel acessório no policiamento ostensivo no Estado.
AUSENTE POR QUÊ - Na sessão em que foi aprovada a emenda que fixa o teto dos gastos públicos, cinco dos 31 deputados da bancada gaúcha estavam ausentes. Veja a justificativa de cada um:
* João Derly (Rede) – Tinha compromisso no Palácio Piratini, na homenagem aos atletas paraolímpicos.
* Luiz Carlos Busato (PTB) – Estava em campanha em Canoas, embora tenha participado do jantar na véspera, no Palácio da Alvorada.
* Maria do Rosário (PT) – Estava voltando de missão internacional, e o voo atrasou. Votou apenas os destaques.
* Paulo Pimenta (PT) – Estava em missão oficial em Washington.
* Pompeo de Mattos (PDT) – Estava em ato do partido em Porto Alegre.