ORGANIZAÇÕES TABAJARA - Terror do PT no julgamento do mensalão, o ministro aposentado Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, definiu o afastamento de Dilma Rousseff de "impeachment tabajara" e classificou o processo todo de "patético espetáculo". Pelo Twitter, Barbosa disse que não acompanhou a votação no Senado para não "perder tempo" e que o impeachment é uma "manipulação dos políticos e dos jornalistas".
IMPRESSÕES - Michel Temer também foi alvo de críticas:"O homem parece acreditar piamente que terá o respeito e a estima dos brasileiros pelo fato de agora ser presidente. Engana-se". Mais tuítes, você pode conferir aqui.
SURGE UM NOME - Em meio ao desgaste dos principais líderes do PT, uma figura saiu fortalecida como opção do partido para a eleição presidencial de 2018: o ex-ministro José Eduardo Cardozo, advogado de defesa de Dilma. até os adversários reconhecem que Cardozo saiu-se muito bem e só não teve sucesso porque pegou uma causa perdida.
O TOM DA OPOSIÇÃO - No mais duro discurso dos nove meses em que durou o processo de impeachment, Dilma Rousseff deu o tom do que será a oposição do PT ao governo de Michel Temer:
– Não desistam da luta. Ouçam bem. Eles pensam que nos venceram, mas estão enganados. Haverá contra eles a mais determinada oposição que um governo golpista pode sofrer.
DEFESA - Vestida de vermelho e acompanhada de deputados e senadores, Dilma reafirmou que foi vítima de um golpe, anunciou que vai recorrer em todas as instâncias, reclamou da mídia, citou os programas sociais desenvolvidos pelo governo dela e de Lula e disse que essas políticas serão substituídas por uma "agenda neoliberal", com supressão de direitos dos trabalhadores.
ATÉ BREVE - Depois de definir o governo Temer como uma associação de políticos corruptos que querem escapar do braço da Lava-Jato com os derrotados nas urnas de 2014, Dilma disse que não estava dizendo adeus, mas um até breve:
– Não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A História será implacável com eles, como foi em décadas passadas.
DA CHINA E PARA A CHINA - Em agosto de 1961, o vice-presidente João Goulart estava na China quando Jânio Quadros renunciou. Os militares tentaram impedir que assumisse, mas a resistência comandada por Leonel Brizola garantiu a posse.No último dia de agosto de 2016, Michel Temer assumiu o poder com o impeachment de Dilma Rousseff e, em seguida, viajou para a China.
LULA SOFRE NOVA DERROTA - A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou nesta quarta-feira, por unanimidade, recurso impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que levantava a suspeição do desembargador João Pedro Gebran Neto para julgar processos da Operação Lava-Jato por ser amigo do juiz federal Sergio Moro. No início de julho, os advogados de Lula pediram informações sobre possível relação pessoal próxima entre Moro e Gebran.
INSISTÊNCIA - O próprio desembargador João Pedro Gebran Neto já havia rejeitado a petição dos advogados de Lula, sob alegação de que o meio processual usado não era o adequado. A defesa ingressou com agravo regimental requerendo a reconsideração da decisão. A 8ª Turma do TRF4, composta por três desembargadores, também negou o recurso, sob alegação de que o meio utilizado pela defesa de Lula não foi o adequado. (Colaborou Humberto Trezzi)