O ÚLTIMO A SABER - As fotos da solenidade de anúncio de Cezar Schirmer como secretário da Segurança Pública mostram o vice-governador José Paulo Cairoli com cara de poucos amigos. Cairoli, que vem respondendo pela Segurança desde a semana passada, quando caiu o secretário Wantuir Jacini, só soube da escolha de Schirmer na sexta-feira pela manhã, horas antes do anúncio oficial. O vice sabia que Sartori queria trazer Schirmer para o primeiro escalão, mas não foi consultado sobre a decisão de nomear o prefeito de Santa Maria para a área.
CIÚME - A nomeação de Schirmer foi precipitada pelo clima de disputa que começou a se instalar no Piratini com a entrega temporária do comando da Segurança a Cairoli. O estilo do vice, elogiado pelos críticos da lentidão na tomada das decisões, provocou atrito com secretários acostumados à postura conciliadora de Sartori.
PARA QUEM VAI O CRÉDITO - Causou desconforto o fato de Cairoli ter ficado com o crédito pelas medidas emergenciais adotadas na Segurança na última semana, como a vinda da Força Nacional, a decretação de emergência no sistema prisional e a proposta que viabiliza a permuta de imóveis por vagas em presídios.
Leia mais:
Por que Sartori escolheu Schirmer para a Segurança
Schirmer é escolha pessoal e exclusiva de Sartori
O que fizeram os candidatos à prefeitura da Capital nesta sexta-feira
MARCHEZAN REAGE - Candidato do PSDB a prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan reagiu à crítica do adversário Sebastião Melo (PMDB), que chamou antigos aliados de “oposição de ocasião”.
– Oportunismo é dizer em campanha que vai fazer agora tudo o que não fez quando teve a "mão na massa" por quatro anos. E não fez porque se preocupou em cooptar partidos para seu projeto de poder.
NO PRÉDIO AO LADO - O prédio que o governo federal pretende desapropriar para abrigar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) não é o da sede do antigo Banco Maisonnave, no centro de Porto Alegre, como informou à coluna a assessoria do ministro Eliseu Padilha. O edifício fica ao lado do Maisonnave. É um prédio de 12 andares, que já abrigou o Citibank, nos números 722 e 730 da Rua Sete de Setembro.
DE OLHO NA SAÍDA - Candidatos de partidos da base do governo Sartori na Assembleia estão preocupados com os sinais de que os problemas da administração estadual podem prejudicar sua eleição. o atraso nos salários está no topo da lista de preocupações.
"AFONSO ZELADOR DO TRIPLEX" - Depois de ter dado depoimento contra o ex-presidente Lula no caso do triplex, no Ministério Público de São Paulo, José Afonso Pinheiro, ex-zelador do edifício Solaris, decidiu se candidatar a vereador em Guarujá. O nome de urna remete ao famoso apartamento: “Afonso zelador do triplex”. Ele foi demitido do cargo em abril deste ano e se filiou ao PP, partido investigado na Lava-Jato por desvio de R$ 357,9 milhões na Petrobras. Na lista de bens declarados por José Afonso, consta apenas um terreno na cidade no valor de R$ 13,2 mil.