SARTORI QUER MAIS - O plano de concessões anunciado nesta terça-feira pelo governo de Michel Temer foi o foco da conversa do governador José Ivo Sartori com os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Maurício Quintella,dos Transportes. Como pela manhã o governo apenas confirmou as estradas já anunciadas à época do lançamento do programa por Dilma Rousseff, Sartori manifestou a necessidade de ampliar a rede no Estado.
MAIS PEDÁGIO - Na reunião, Padilha e Quintella concordaram com a inclusão do trecho da BR-290 entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, cuja duplicação foi contratada, mas não andou por falta de dinheiro. A ideia é de que o vencedor da licitação faça a duplicação. Na quinta-feira, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, vai a Brasília para negociar a inclusão desse e de outros trechos de estradas do Rio Grande do Sul no programa de concessões.
MARATONA EM BRASÍLIA - Sempre acompanhado do procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, Sartori também teve reuniões com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para agradecer a vinda da Força Nacional e pleitear mais recursos para a segurança.Com outros 24 governadores, Sartori teve encontro com a presidente do STF, Cármen Lúcia. Cinco temas de interesse dos Estados foram tratados: guerra fiscal, execuções fiscais, judicialização da saúde, sistema prisional e precatórios.
MARINA COM MELO - Candidata derrotada na eleição presidencial de 2014, Marina Silva (Rede) estará em Porto Alegre nesta quarta-feira, fazendo campanha para Sebastião Melo (PMDB).A presença de Marina é uma retribuição ao vice-prefeito e a outros líderes do PMDB que a apoiaram em 2014, mesmo sendo Michel Temer o vice de Dilma Rousseff. Além de gravar para a propaganda de TV, Marina participa de caminhada com Melo e com a candidata a vice, Juliana Brizola, a partir das 16h30min, saindo do Largo Glênio Peres, e de uma roda de conversa na Praça da Alfândega, às 17h.
BRIGA INTERNA - A pessoa que mais tem a ganhar com a eventual eleição de Nelson Marchezan na prefeitura de Porto Alegre está totalmente fora da campanha eleitoral. É a ex-governadora Yeda Crusius, primeira suplente da bancada federal do PSDB. Yeda e Marchezan são de alas diferentes no partido e não fazem questão de esconder a falta de afinidade.
ASSEMBLEIA DEVOLVE PMs - Até novembro, a Assembleia devolverá à Brigada Militar oito dos 15 brigadianos que trabalham no Legislativo. A promessa foi feita ao governo pela presidente da Assembleia, Silvana Covatti (PP). Os policiais que voltarão para a corporação atuam em gabinetes de diversos deputados. Os sete remanescentes formam o gabinete militar do Poder Legislativo.
MP DEVOLVE TAMBÉM - Em maio, os parlamentares aprovaram lei do Executivo que limita a sete o número de brigadianos cedidos para outras instituições, mas ficou definido que os poderes teriam seis meses para se adaptar. Esse prazo termina em dezembro. Dez dos 20 PMs cedidos para o Ministério Público retornarão nos próximos dias. A outra metade, que atua em investigações, volta à corporação em até um ano.
LULA É RÉU NA JUSTIÇA - A coluna se expressou mal ao dizer que não havia problema na presença do ex-presidente Lula na posse da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, porque ele não foi condenado e não é réu.Na verdade, Lula não responde a processo no Supremo, mas é réu na Justiça Federal.