AZEDOU - A disputa eleitoral tornou-se uma pedra nas relações entre PP e PMDB. Incomodado com uma declaração do secretário da Saúde, João Gabbardo, que culpou o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Júnior, pela não abertura de uma UPA no município, o presidente do PP, Celso Bernardi, reagiu.
CAMPO NEUTRO - Em nota, cobrou o cumprimento de um acordo de neutralidade nas eleições municipais. A nota lembra que, nas disputas de segundo turno no Estado, o PP sempre apoiou o PMDB.
TARTARUGA - Líderes do PP não escondem a insatisfação com a falta de ações do governo do Estado. Passada a eleição, as cobranças vão se intensificar.
ESTADO MÍNIMO - Na reunião de avaliação das metas definidas para as secretarias do eixo de infraestrutura e ambiente, o governador José Ivo Sartori realimentou as especulações sobre a possível privatização da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) ao lembrar que as atribuições da estatal estão fora das obrigações do Estado.
DESEMPENHO - De acordo com o balanço apresentado a Sartori e ao secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo, foram atingidas 58% das metas definidas para a área que engloba as secretarias de Minas e Energia, Transportes, Obras e Ambiente. São monitorados 111 indicadores de desempenho em 15 projetos.
NO POSITIVO - Segundo o secretário adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos, a pasta conseguiu atingir cerca de 80% de suas metas. Pela primeira vez em 10 anos, informou Lemos, a CEEE ficou no azul no Ebtida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
MAIS UM - O titular da secretaria, Lucas Redecker, não participou da apresentação porque entrou em férias na semana passada para atuar na campanha de aliados no Interior.
ENQUANTO ISSO - Na Secretaria dos Transportes, a demora no lançamento dos editais para execução de obras e a burocracia impediram o cumprimento da meta da pasta até agora. Búrigo diz que o indicador estipulado no início do ano será atingido até o final de 2016.
EM CAMPANHA - Sem mandato desde que deixou o governo do Estado, em 2006, Germano Rigotto é um dos líderes do PMDB mais requisitados para participar da campanha de candidatos a prefeito e a vereador. Neste ano, já visitou 120 municípios e gravou vídeos para 212 candidatos. A maratona indica que Rigotto não pendurou as chuteiras quando perdeu a eleição para o Senado, em 2010, nem ao ser preterido pelo PMDB na eleição de 2014, em favor de Pedro Simon.Com duas cadeiras em disputa, Rigotto é um dos pré-candidatos do PMDB ao Senado em 2018.
PAROLA - O saudoso escritor Moacyr Scliar colecionava nomes que condicionam destinos. Um dos mais notáveis foi Larry Speaks, porta-voz da Casa Branca. O escolhido pelo presidente Michel Temer para ser seu porta-voz poderia figurar na lista de Scliar: é o diplomata Alexandre Parola. Em italiano, parola é palavra. O problema de comunicação de Temer não é de porta-voz. É de ministros que falam demais ou na hora errada.