Escolhido como candidato do PT na convenção de sábado passado, Raul Pont (PT) foi ao Tribunal Regional Eleitoral na tarde desta quarta-feira, acompanhado da vice, Silvana Conti (PC do B), registrar a candidatura. A Coligação Porto Alegre Democrática, que une PT e PC do B – parceiros nas administrações da prefeitura entre 1989 e 2004 – é a primeira a fazer o registro oficial.
– Esta é uma aliança de dois partidos que entendem que este pleito municipal tem um significado maior do que concorrer à prefeitura ou sair vitoriosa – disse Pont.
– Significa construirmos, aqui, um projeto de resistência ao projeto antidemocrático e excludente, instalado no Estado e que quer se instalar no país – emendou Silvana.
Leia mais:
PT confirma candidatura de Raul Pont para prefeitura de Porto Alegre
Confira a lista dos candidatos a prefeito de Porto Alegre
A campanha terá focos nas questões da cidade, mas Pont e Silvana tratarão também da conjuntura nacional e aproveitarão a campanha para criticar o que chamam de "golpe" contra a presidente Dilma Rousseff.
O slogan da campanha é "Porto Alegre-se" e um dos símbolos usados pelos militantes nas redes sociais é a imagem de dedos cruzados, que em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) equivale à letra "R".
O texto que introduz o programa de governo diz: "Nós queremos retomar uma Porto Alegre democrática, não intolerante, que permita a participação das pessoas, e que tenha uma gestão eficiente, uma gestão que coloque os recursos públicos efetivamente a serviço da população".
A Coligação Porto Alegre Democrática é restrita à chapa majoritária. Nas proporcionais cada partido terá sua nominata.