O governador José Ivo Sartori anunciou nesta segunda-feira mudanças no secretariado e na liderança do governo na Assembleia. Como já era esperado, o deputado Alexandre Postal (PMDB), até então líder do governo no Legislativo, foi indicado para a vaga deixada por Adroaldo Loureiro (PDT) no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Com isso, Gabriel Souza (PMDB) foi escalado para a articulação política com os colegas na Assembleia.
Os cargos deixados por Vieira da Cunha (PDT), Edu Oliveira (PSD) e Miki Breier (PSB) na última semana em função das eleições municipais foram repostos. O deputado suplente Catarina Paladini (PSB), que saiu da bancada com a volta de Miki para o Legislativo, assumiu a Secretaria do Trabalho. O secretário adjunto da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, assume como interino da pasta, que agora tem como adjunta a professora Iara Wortmann. Na Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH) assume Raffaele Di Cameli, ligado ao PSD, mesmo partido do antecessor.
Leia mais:
Vieira comunica sua saída da Secretaria da Educação a Sartori
Sartori exonera quatro integrantes do primeiro e segundo escalões
Sartori terá cinco novos secretários
Com a saída dos titulares para as eleições de outubro, dirigentes de fundações também foram nomeados. Como diretor-presidente da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), assume Gilberto Baldasso. Jorge Fonseca fica no cargo de diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). E na presidência da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), assume Marc Richter, que já era diretor-executivo.
Quinta-feira, dia 2 de junho, foi o último prazo legal aos candidatos para a saída do cargo público.
Na manhã desta segunda-feira, no Palácio Piratini, Sartori empossou os secretários e pediu "energia redobrada" no trabalho:
– O que nós esperamos de vocês é o compromisso com os valores que nos trouxeram até aqui e, ao mesmo tempo, uma energia redobrada para acelerar o passo e mostrar resultado. Não basta diagnosticar, é preciso fazer acontecer, e o momento é agora.