Mais um prefeito com chances de ser reeleito desiste de ser candidato: o tucano Eduardo Leite anunciou nesta quinta-feira que é definitiva sua decisão de não disputar o novo mandato:
– Sempre fui contra a reeleição. Não é agora, que ela em tese me beneficia, que vou mudar de ideia. Na política, é preciso ter coerência entre o discurso e a prática.
A candidata da situação será a vice-prefeita Paula Mascarenhas, que no final de março trocou o PPS pelo PSDB. Leite diz que defende a renovação e que Paula tem todas as condições de dar continuidade à administração. Com a decisão do prefeito, o terceiro colégio eleitoral do Estado terá uma disputa entre duas mulheres. Paula vai enfrentar a deputada estadual Miriam Marroni, candidata do PT.
Além da contrariedade com a reeleição, Leite cita outro forte motivo para não concorrer: a dificuldade para tirar os projetos do papel.
– Está cada vez mais difícil governar. Os prefeitos sofrem com a burocracia, com a pressão dos órgãos de controle e com a judicialização. As decisões judiciais inviabilizam qualquer planejamento – lamenta.
Motivos semelhantes foram apontados por Alceu Barbosa Velho (PDT), de Caxias do Sul, para não ser candidato. Em 2018, Leite deverá concorrer a deputado federal. Com 250 mil eleitores, Pelotas está sem representante na Câmara.
Procuram-se candidatos
A dificuldade se repete em todos os partidos: encontrar candidatos interessados em disputar a eleição de prefeito e vereador. Os motivos para o desinteresse vão do desgaste da política à carência de recursos nas prefeituras, com os cortes de repasses federais e a queda na arrecadação.
Os potenciais candidatos reclamam do risco de ficar com os bens indisponíveis por eventuais erros administrativos e da falta de dinheiro para financiar a campanha. Outra dificuldade dos partidos é encontrar mulheres para preencher as cotas na eleição para vereador.
Nos cinco maiores municípios gaúchos, os prefeitos não serão candidatos à reeleição. Três porque não podem (Porto Alegre, Canoas e Santa Maria), dois porque não querem (Caxias do Sul e Pelotas).