A coluna lista 10 obras que merecem o selo de “encantadas”, pela demora no seu início e conclusão. Ao final deste ano, vamos conferir o que evoluiu. A lista poderia encher uma página, tantas são as obras prometidas e não realizadas. Você pode fazer acréscimos nos comentários:
1. Conclusão da duplicação da BR-386, no trecho Tabaí-Estrela, emperrada pela burocracia da Funai, que atrasou o licenciamento.
2. Duplicação da BR-116, trecho Guaíba-Pelotas, que começou bem, mas perdeu força com a crise econômica e o corte de verbas.
3. Duplicação da BR-290, cujos contratos foram assinados, mas a obra mal começou e parou por falta de dinheiro.
4. Nova ponte do Guaíba, uma das poucas obras federais em andamento no Estado. O ritmo diminuiu com a crise do país.
5. Programa de concessões rodoviárias do governo José Ivo Sartori, que deveria ter sido lançado em 2015, mas não andou.
6. Duplicação da ERS-118. O governo Sartori descartou concessão e se comprometeu em concluir as obras com recursos próprios.
7. Trincheira da Avenida Plínio Brasil Milano, em Porto Alegre. A obra já deveria estar pronta, mas ainda não começou.
8. Trincheira da Rua Anita Garibaldi. Já deveria ter sido concluída, mas atrasou porque foi descoberta uma pedra desconhecida no projeto.
9. Reforma do Cais Mauá. Mais de quatro anos depois de assinado o contrato, a promessa é de que, finalmente, as obras vão começar.
10. Corredores de ônibus de Porto Alegre. Obra da Copa, já deveria ter BRTs operando, mas nem a pista foi concluída e faltam as estações.