A deputada Regina Becker anunciou na tarde desta quarta-feira, em plenário na Assembleia Legislativa, a saída do atual partido, o PDT, e ingresso na Rede Sustentabilidade.
As conversas com o partido de Marina Silva se iniciaram há quatro meses, por intermédio de Sônia Bernardes, articuladora da Rede no Estado. O deputado João Derly, que saiu do PC do B em setembro, também participou das negociações.
Na última sexta-feira, uma videoconferência para alinhar os últimos detalhes da filiação reuniu a deputada e dirigentes da sigla. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também estava presente, mas, segundo Regina Becker, a saída dele do PDT está descartada.
João Derly, o primeiro deputado federal da Rede no RS, afirma que a saída da parlamentar tem a ver com as causas que ela defende.
– A causa dos animais foi o que mais aproximou a Regina da Rede. É o único partido que tem no estatuto o direito dos animais. Isso chamou a atenção dela e foi o grande diferencial para a escolha – comenta.
A deputada estadual diz que não foi fácil sair do antigo partido.
– Foi uma decisão pessoal. (A causa dos animais e a sustentabilidade do planeta) são as minhas conviccções, que eu luto desde criança. Fazer o desligamento nao é facil, mas o Fortunati (José Fortunati, esposo de Regina) e o meu filho entenderam as razões. É uma esperança – conclui.
Até agora, o partido tem dois deputados gaúchos: o federal, João Derly, e a estadual, Regina Becker. Em todo o Estado, o partido trabalha com 30 vereadores filiados.
A decisão sobre a saída do PDT foi tratada de forma sigilosa por líderes do partido no Brasil e no Rio Grande do Sul. Assessores garantem que o desligamento foi anunciado apenas nesta quarta no gabinete.
Segunda filiação do dia
O vereador de Porto Alegre, Mario Manfro, informou também nesta tarde que está se desligando do atual partido, o PSDB, para entrar na Rede Sustentabilidade. Segundo ele, insatisfações com a cúpula tucana na Capital motivaram a migração.
– Teve convite de diversos partidos, mas optei pela Rede, por uma coisa nova. Não é segredo pra ninguém que eu estava desconfortável com o PSDB há muito tempo – afirma ele.
A troca partidária ocorreu com a ajuda do deputado federal João Derly.