Dirigido por Davi Pretto, Rifle já tem data de estreia. O filme chega aos cinemas em 3 de agosto, com a história de Dione (Dione Avila de Oliveira), um jovem misterioso de uma região rural que precisa lidar com uma situação conturbada quando um fazendeiro rico tenta comprar a pequena propriedade de sua família.
– É um filme sobre identidade num interior esvaziado, pós-exôdo rural, no extremo sul do Brasil, que força todos a perseguirem uma mesma vida urbana. Por isso, acaba sendo também um filme sobre violência, não só física e direta, mas a violência silenciosa do dia a dia, do capitalismo expansionista sem limites, da relação homem e máquina, da ideia de vencer na vida e ser alguém útil – explica Pretto, ao explicar que a ideia do filme nasceu quando roteirista Richard Tavares lhe apresentou o conto El Niño.
Entre os prêmios contabilizados pelo longa, que foi exibido no Festival de Berlim deste ano, estão o de Melhor Filme do Júri da Crítica, Melhor Roteiro, Melhor Som do Festival de Brasília 2016, Grande Prêmio do 18º Jeonju International Film Festival, e Melhor Filme do 12º Panorama Internacional Coisa de Cinema.
Rifle é produzido pela Tokyo Filmes em coprodução com a Autentika Films, Casa de Cinema de Porto Alegre e Gogó Conteúdo Sonoro.