A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulgou os nomes dos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais vencedores do Prêmio ABCA. A premiação anual contempla 10 categorias, apontando os destaques do cenário das artes visuais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2016.
O colecionador e gestor cultural gaúcho Justo Werlang, diretor-presidente da Fundação Iberê Camargo, ganhou o Prêmio Ciccillo Matarazzo, que contempla uma personalidade atuante no meio artístico. Já o Prêmio Paulo Mendes de Almeida, entregue à melhor exposição, foi para Francisco Brennand – Senhor da Várzea, da Argila e do Fogo, mostra realizada pelo Santander Cultural em Porto Alegre.
Leia também
Filme gaúcho vence festival É Tudo Verdade
Amigos e familiares criam financiamento coletivo para homenagear Nico Nicolaiewsky
FIGURAS PSICODÉLICAS
As duas imagens legais aí fazem parte da exposição PSYCHEDELIC ACTION FIGURES, que PABLO ETCHEPARE vai inaugurar nesta terça em Porto Alegre, na Dumbo Art Shop & Gallery (Av. Nilo Peçanha, 1.700, loja 8). As obras retratam heróis da contracultura e criaturas fictícias como o TRUMPZILLA aí, influenciadas pela estética de ilustrações de capa de brinquedos dos anos 1980.
A mostra inclui pinturas feitas em acrílica sobre tela, esculturas e também camisetas e prints numerados e assinados. Desenhando desde criança, Pablo construiu um universo particular repleto de figuras excêntricas, com referências de elementos da cultura pop como rock, quadrinhos, cinema e skate.