Porto Alegre será a primeira cidade a receber a exposição ADÁGIO,do fotógrafo RAFAEL RONCATO, que traz imagens ousadas da cartunista LAERTE COUTINHO. A mostra, que será inaugurada no próximo dia 13 na Galeria Hipotética (Rua Visconde do Rio Branco, 431), traz 10 imagens do artista, incluindo retratos nus.
– Comecei a me sentir feminina ao me despir dessa roupa de homem que são os pelos do corpo. Pronunciar "corpo" já é meio que tirar a roupa. Sempre quis me ver sem precisar de roupas e pelos – explica Laerte, que mistura nas fotos seu corpo às tintas,tornando-se personagem da própria obra.
Leia também
Mallu Magalhães lança o clipe de "Casa pronta"; assista
Céu lança "Tropix" em Porto Alegre
Cecilia Roth vem ao Rio Grande do Sul para o 44º Festival de Gramado
Fotógrafo e artista se conheceram em 2012, quando Roncato começou o projeto .nankeen. – série de retratos de quadrinistas brasileiros, como Adão Iturrusgarai, Lourenço Mutarelli, André Dahmer e Bruno Maron.
– Na época, com três cliques já havia conquistado sua atenção.
Foram mais de cem e-mails trocados, por quase um ano, até surgira ideia de misturar o nu com as tintas, preta e branca, para o trabalho. Ela estava disposta a ser fotografada da forma que eu bem entendesse e acabou se abrindo, ficando nu na pele e na alma – revela o fotógrafo paulista de 27 anos.
Além da expo – que fica em cartaz até 10 de setembro –, Roncato vai ministrar na própria galeria uma oficina de retrato no dia 12 de agosto.