Um dos maiores comediantes da história do cinema, JERRY LEWIS está completando 90 anos nesta quarta-feira (16/3). Brilhando primeiro ao lado do ator e cantor Dean Martin (1917 – 1995) e depois solo, o astro protagonizou comédias antológicas entre 1950 e 1964, que fizeram sucesso no mundo todo. Apesar de ser um dos artistas mais bem pagos e de maior êxito do cinema americano, Lewis jamais foi devidamente reconhecido em seu país. Já na França, o ator sempre foi respeitado e idolatrado pelos críticos da revista Cahiers du Cinéma como Jean-Luc Godard. Uma curiosidade com relação ao rei da Sessão da Tarde é The Day the Clown Cried (O Dia em que o Palhaço Chorou), filme escrito, dirigido e estrelado por Lewis em 1972, mas nunca exibido comercialmente. O autor não teria gostado do resultado de seu drama sobre um palhaço preso em um campo de concentração nazista.
Ah: nesta quarta, a partir das 18h, o Telecine Cult vai exibir o Especial 90 Anos de Jerry Lewis, com quatro filmes do comediante – um deles está aqui na lista. A programação tá lá no fim do post!
Leia também
Júpiter Maçã vai ganhar biografia
Veja o novo trailer de Capitão América: Guerra Civil
7 fatos sobre George Martin, produtor dos Beatles
1. O MENINÃO (1955), de Norman Taurog – Um barbeiro mete-se em uma baita confusão por conta de um diamante roubado e colocado em seu bolso por engano. Para fugir do bandido que o persegue, Wilbur Hoolick (Jerry Lewis) disfarça-se como um guri de 12 anos, indo parar em uma escola só de moças, onde cai nas graças de uma professora e de seu namorado (Dean Martin).
2. ARTISTAS E MODELOS (1955), de Frank Tashlin – Um cartunista desempregado (Martin) usa os sonhos malucos que seu colega de quarto (Lewis) narra durante o sono para criar uma história em quadrinhos de sucesso.
3. OU VAI OU RACHA (1956), de Frank Tashlin – Um vigarista (Martin) e um fanático por estrelas de cinema (Lewis), obcecado por conhecer a atriz Anita Ekberg, acabam dividindo um carro conversível em uma viagem pelo país até Hollywood.
4. BANCANDO A AMA-SECA (1958), de Frank Tashlin – Rapaz interiorano simples (Lewis) ajuda o amor de sua infância, agora uma grande estrela de cinema, que engravidou e precisa continuar filmando. Clayton Poole aceita o pedido da amiga de fazer as vezes de babá – mas a atriz acaba dando a luz a trigêmeos.
5. O PROFESSOR ALOPRADO (1963), de Jerry Lewis – Nessa espécie de versão cômica de O Médico e o Monstro, Lewis é um professor feio e desajustado que, cansado de ser ridicularizado por todos, decide criar uma fórmula que o torna atraente e irresistível. Como os efeitos têm duração limitada, o protagonista acaba metido em encrencas ao voltar a sua forma original.
6. O BAGUNCEIRO ARRUMADINHO (1964), de Frank Tashlin – O gente-boa Jerome Littlefield (Lewis) trabalha com dedicação como atendente em um hospital. No entanto, o rapaz não consegue estudar medicina porque sente os efeitos de todos os males que atingem os pacientes – como o sujeito que relata que sua gota pinga, pinga, pinga... enquanto o pobre Jerome se contorce de dor.
7. O REI DA COMÉDIA (1982), de Martin Scorsese – Robert De Niro vive um aspirante a humorista que se acha tri talentoso, mas que nunca consegue uma chance. Ao lado da namorada, ele sequestra um apresentador de televisão (Lewis) de quem é fã e se julga grande amigo, a fim de que ele lhe dê uma oportunidade em seu programa.
Telecine Cult – Especial 90 anos de Jerry Lewis
Às 18h, Boeing-Boeing (Boeing Boeing)
Direção: John Rich.
Elenco: Jerry Lewis, Tony Curtis e Thelma Ritter
EUA, 1965. Comédia. 102 min. 12 anos.
Às 20h, O Biruta e o Folgado (The Stooge)
Direção: Norman Taurog.
Elenco: Dean Martin, Jerry Lewis e Polly Bergen.
EUA, 1952. Comédia. 99 min. Livre.
Às 22h, Morrendo de Medo (Scared Stiff)
Direção: George Marshall.
Elenco: Dean Martin, Jerry Lewis e Carmen Miranda.
EUA, 1953. Comédia. 107 min. 12 anos.
À 0h05, Bagunceiro Arrumadinho (The Disorderly Orderly)
Direção: Frank Tashlin.
Elenco: Jerry Lewis, Susan Oliver e Glenda Farrell.
EUA, 1964. Comédia. 90 min. Livre.