O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A cirurgia de emergência que o presidente Lula precisou realizar nesta terça-feira (10) para drenar uma hemorragia intracraniana após sentir dores de cabeça foi destaque em sites de notícias internacionais.
Na tarde desta terça-feira, o americano The Washington Post já dava destaque para o resultado da cirurgia. "Doutores dizem que Lula está se recuperando após cirurgia de uma hemorragia intracraniana".
O também americano CCN seguia na mesma linha, com destaque para a estabilidade do presidente. "Presidente brasileiro Lula estável em tratamento intensivo após cirurgia cerebral de emergência".
A agência de notícias do Oriente Médio, Al Jazeera, publicou: "Presidente do Brasil, Lula, está estável após cirurgia de emergência".
O britânico BBC escreveu: "Presidente do Brasil está 'bem' após cirurgia de hemorragia cerebral".
O argentino Clarín publicou: "Lula da Silva foi operado de urgência devido a uma hemorragia intracraniana: está estável, conversando normalmente e se alimentando", em referência a fala dos médicos.
O destaque dado pelo italiano La Repubblica dizia: "Lula foi operado de hemorragia intracraniana após queda em casa. Ele está na UTI".
Também argentino La Nación já abordava o assunto com mais profundidade: "A cirurgia de Lula: uma queda, o amigo que detectou algo “estranho” e uma “operação de guerra” para a transferência"
O francês Liberation escreveu: "O presidente Lula é operado por uma hemorragia intracraniana".
O espanhol El País relembrou a queda do presidente: "Lula é operado de emergência por uma hemorragia cerebral após uma queda em outubro na sua residência".
Já o britânico The Guardian publicou: "Presidente do Brasil em cuidados intensivos após uma cirurgia de emergência no cérebro".
Leia outras colunas aqui.