O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Com trabalhos com o ex-presidente americano Ronald Reagan no currículo, Susie Wiles será a nova chefe de gabinete de Donald Trump e primeira mulher a ocupar o cargo.
Ela já atuava como gerente durante a última campanha vitoriosa de Trump à Casa Branca e teve o nome anunciado para a futura função na noite de quinta-feira (7). Mas quem é Susie Wiles?
Descrita pelo presidente eleito como "forte, inteligente, inovadora" e que "é universalmente admirada e respeitada", ela tem 40 anos de trabalho na política americana. Ainda no discurso de vitória, Trump a descreveu como "a donzela de gelo".
Filha de Pat Summerall, ex-jogador de futebol americano e comentarista esportivo, Susie começou a trabalhar na política na campanha de Reagan na década de 1980 e mais tarde atuou na administração do republicano.
Mais recentemente, em 2010, ajudou a eleger Rick Scott, um então empresário pouco conhecido, como governador da Flórida.
Susie já havia trabalhado com Trump na campanha de 2016, quando ele venceu a democrata Hillary Clinton. Em 2020 repetiu o trabalho, apesar de perder para Joe Biden.
Em 2021, ela voltou a atuar ao lado do republicano para ajudar a reparar sua imagem após a invasão de seus apoiadores ao Capitólio, em 6 de janeiro.
Respeitada tanto por republicanos como por democratas, os amigos mais próximos a chamam de "a conselheira política mais valiosa do país".
Leia aqui outras colunas.