Rodrigo Lopes

Rodrigo Lopes

Formado em Jornalismo pela UFRGS, tem mestrado em Ciência da Comunicação pela Unisinos e especialização em Jornalismo Ambiental pelo International Institute for Journalism (Berlim), em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, e em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS. Tem dois livros publicados. Como enviado do Grupo RBS, realizou mais de 30 coberturas internacionais. Foi correspondente em Brasília e, atualmente, escreve sobre política nacional e internacional.

Trajetória
Notícia

Jorge Gerdau lança nesta quinta-feira o livro "A Busca"

Obra aborda a vida pessoal e profissional de um dos maiores empresários do Estado

Rodrigo Lopes

Enviar email
Renan Mattos / Agencia RBS
Jorge Gerdau está com 87 anos.

Nesta quinta-feira (28), um dos grandes líderes do setor industrial no Brasil, Jorge Gerdau, lançará o livro "A Busca - Os aprendizados de uma jornada de inquietações e realizações" (Editora Citadel). 

Ao longo de 174 páginas, a obra não pode ser definida como uma autobiografia. Pode ser lida assim, obviamente, afinal ali está boa parte da vida, suas definições filosóficas e propósitos de um dos maiores empresários brasileiros. Mas é muito mais: pode ser um manual para um empreendedor iniciante; um convite à reflexão sobre o mundo corporativo, a liberdade e a sociedade atual, ou simplesmente uma dose de inspiração.

Suas palavras, antes de tudo, são um bálsamo para dias tão conturbados. Quem espera, por trás do texto, encontrar uma mente racional, objetiva e estratégica, vai se surpreender: Gerdau começa o livro falando de gratidão, e o encerra referindo-se ao amor.

Ao final, ele seleciona 23 palavras que o definem. A coluna escolheu sete e seus significados, nas palavras do próprio autor.

1 RESPEITO

O respeito se expressa nas menores e maiores coisas: na família, na relação com colegas de trabalho, com os meus concorrentes, no trânsito e até mesmo com os adversários mais ferrenhos.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Gerdau em entrevista à Rádio Gaúcha.

2 EXCELÊNCIA

É uma profunda motivação para buscar o que há de melhor, mas não pode ser alcançada sem uma noção de equilíbrio e sustentabilidade. Ela é que nos move.

3 FUTURO

É impossível enxergar o que está na frente sem olhar para trás e buscar, nas raízes e nas origens, a base sólida que dá segurança para a caminhada.

4 HUMILDADE

Quem se acha gênio ou superior perde a capacidade de aprender.

5 PESSOAS

O ser humano sempre foi e sempre será o centro de tudo. Não de uma forma egoísta, mas trabalhando pela
compreensão de que felicidade e bem-estar têm dimensões individuais e coletivas, inseparáveis e necessárias para o desenvolvimento social e econômico. 

6 SUSTENTABILIDADE

Buscar o resultado hoje sem comprometer o amanhã. (...) Ao mover uma peça, todas se movimentam. Mas, se uma estiver trancada, nada se mexe.

7 AMOR

O amor é, acima de tudo, o que se faz a partir dele. Sem amor não se chega lá. É a chave de ouro para todas as palavras definidas anteriormente.

Leia outras colunas aqui.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Bom dia, segunda-feira

00:00 - 05:00