O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A Câmara de Deputados recebeu, nesta quarta-feira (27), um debate sobre violência política de gênero e raça. O encontro, chamado de “Jornada de Mulheres Sem Medo de Mudar o Brasil”, reuniu parlamentares de 21 Estados brasileiros e representantes de organizações nacionais.
Entre as participantes, as ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e das Mulheres, Cida Gonçalves.
O evento foi organizado pelo Instituto E Se Fosse Você? e pelas Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.
No encontro, as participantes conheceram iniciativas de organizações que estão desenvolvendo trabalhos de prevenção, análise de dados e enfrentamento da violência política de gênero.
— Estamos acostumadas a ouvir que “faz parte”, as agressões e ameaças que as mulheres que estão na política são alvo. Que somos fortes. Mas não faz parte. Ser forte não pode ser uma condição para ocupar o parlamento. Ninguém tem que aguentar — afirmou a presidente do Instituto E Se Fosse Você?, Manuela D'Ávila.
Também participaram do encontro o Instituto Marielle Franco, Instituto Alziras, Nepem/UFMG, Terra de Direitos e Justiça Global, InternetLab e AzMina, A Tenda das Candidatas, UFG e Rede A Ponte.