O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica arrancou lágrimas e aplausos de uma multidão durante discurso em evento de campanha do candidato de esquerda às eleições, Yamandú Orsi, neste sábado (19) em Montevidéu.
Com tom de despedida, Mujica afirmou estar velho e "perto de onde não se volta". Em abril deste ano, o ex-presidente, de 89 anos, revelou enfrentar um tumor no esôfago.
— É a primeira vez nos últimos 40 anos, que não participo de uma campanha eleitoral. E eu faço isso porque estou lutando contra a morte. Porque estou no final da partida, absolutamente convencido e consciente. Então, sou um velho, sou um velho que está muito muito perto de onde não se volta — disse.
As eleições do Uruguai ocorrerão no próximo domingo (27). Orsi é membro da Frente Ampla, oposição ao atual governo, e que está na liderança das pesquisas. Em segundo lugar aparece Álvaro Delgado, candidato do bloco conservador governista do atual presidente Luis Lacalle Pou.
— Tenho que agradecer à vida, porque quando esses braços se forem, haverá milhões de braços — afirmou Mujica ao encerrar seu discurso.
Veja o trecho final do discurso:
Leia aqui outras colunas.