O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica esteve em Santana do Livramento na última sexta-feira (19) participando do Encontro de Integração Binacional. O evento serviu para estreitar laços no projeto de binacionalidade da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Contudo, o que chamou a atenção foi uma foto em que a deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB) fala ao pé do ouvido do ex-presidente.
Bruna informou à coluna que contava ao líder uruguaio que a eleição de 2022 foi o primeiro pleito em que foram eleitas mulheres negras na Assembleia do Rio Grande do Sul.
— Eu contava isso a ele, e ele me perguntou: "Primeira vez?". Eu respondi que sim. Então ele fez um carinho no meu rosto — contou.
Ainda na sexta-feira (19), Mujica recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bruna afirmou que acompanha o trabalho do ex-presidente desde a época em que ela era militante e que o considera um líder.
— Ele falou sobre a liberdade e é um defensor da democracia, foi até preso político. Falou do papel das mulheres na política, sobre o trabalho delas em casa, reforçou o papel da juventude e da solidariedade — completou.