O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A capital gaúcha sediará entre os dias 17 e 19 de maio a primeira Conferência Internacional Antifascista, reunindo nomes de 27 países e quatro continentes. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Barros Cassal (Rua Barros Cassal, 220, Porto Alegre), e as inscrições estão previstas para iniciar na próxima quinta-feira (18).
A iniciativa é assinada pelo PSOL e PT, além de contar com a participação do Movimento dos Sem Terra (MST), Central Única do Trabalhador (CUT), Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), PCdoB, Unidade Popular (UP), entre outros sindicatos.
Conforme o presidente do PSOL em Porto Alegre, vereador Roberto Robaina, o evento será uma ação unitária contra o fascismo e a extrema direita. Serão apresentados painéis temáticos divididos por atividades. O evento também contará com uma marcha de abertura, que, na opinião de Robaina, lembrará as realizadas durante as edições do Fórum Social Mundial que aconteceram na Capital.
Entre os nomes já confirmados estão o escritor Jeferson Tenório, autor do livro "O Avesso da Pele", que recentemente foi alvo de tentativa de censura por parte de secretarias de Educação, além de pesquisadores do Brasil e do Exterior. Veja alguns dos convidados.
- Christian Dunker - Psicanalista e professor da Universidade de São Paulo (USP). Analista membro da Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano.
- Vladimir Pinheiro-Safatle - Professor da USP e membro da Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano.
- Breno Altman - fundador do site Opera Mundi.
- Éric Toussaint - Economista e historiador belga. Porta-voz do Comitê pela Anulação de Dívidas Ilegítimas (CADTM Internacional).
- Camille Chalmers - Representante da Plataforma para o Desenvolvimento Alternativo do Haiti (PAPDA), integrante da CADTM e do Alba Movimentos e da Assembleia dos Povos do Caribe.
- Tariq Ali - jornalista, historiador, cineasta, escritor e ativista político paquistanês.
- Ualid Rabah - Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal).
- Luis Bonilla-Molina - Fundador do Centro Internacional Miranda (CIM). Foi assessor especial do governo Hugo Chávez.
- Carlos Riera - Deputado do Parlamento da Catalunha.
- Jeferson Tenório - Vencedor do Prêmio Jabuti com o livro "O Avesso da Pele".
- Ahmed Mulay Ali Hamadi - Embaixador do Saara Ocidental.
- Thomas Portes - Membro da França Insubmissa. Fundador do Observatório Nacional de Luta Contra a Extrema-Direita.
- Jade Sit Tsui - Professora da Universidade Lingnan em Hong Kong. Participante do Novo Movimento de Reconstrução Rural da China.
- Penelope Duggan - Membro do Comitê Executivo do Novo Partido Anticapitalista da França.
- Luc Mukendi - Professor de economia na Universidade de Lumbumbashi (República Democrática do Congo).
- Daniela Vargas - Coordenadora política do Solidariedade do Chile.
- Claudio Raúl Lozano - Economista. Foi diretor do Banco da Nação Argentina.
Demais participantes podem ser conferidos no site oficial do evento. As inscrições são gratuitas. O espaço comporta cerca de 800 pessoas a cada painel, segundo a organização.