O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O governo federal afirmou nesta quinta-feira (3) que o primeiro voo com brasileiros repatriados do Líbano deve pousar em Guarulhos, São Paulo, por volta das 8h da manhã de sábado (5).
A confirmação foi dada pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, após reunião juntamente com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Atualmente a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) está em Lisboa, em Portugal, e deve chegar na sexta (4) por volta das 16h a Beirute — 10h no horário de Brasília — e permanecer por quatro horas no país. Após sair do território libanês, retornará para Lisboa e depois virá ao Brasil.
Conforme o chanceler Mauro Vieira, desde agosto o Itamaraty estuda a possibilidade da repatriação, que seguirá os mesmos moldes de operações já feitas no ano passado também em regiões de conflito, como na Faixa de Gaza.
— Estamos preparados para amanhã executarmos o nosso primeiro voo e pouso. A partir daí vamos ver como operar para continuar a operação — afirmou o ministro Vieira nesta quinta.
O chanceler disse que as garantias da operação serão dadas pelas autoridades do Líbano e que se houver algum episódio que não permita a aterrisagem, a ação será adiada.
Neste primeiro voo serão 220 brasileiros repatriados. Outras missões ainda serão operacionalizadas e o objetivo do governo brasileiro é repatriar cerca de 500 pessoas por semana.
Têm prioridade para embarque idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.
Leia aqui outras colunas.