O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A ex-presidente do Brasil e atual titular do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) — o banco do Brics, Dilma Rousseff, se reuniu com o líder russo, Vladimir Putin, em reunião na Cúpula do órgão nesta terça-feira (22). Durante o evento, defendeu o uso de moedas locais pelos membros do grupo.
Esse já era um dos assuntos ventilados pelo governo brasileiro que seriam tratados no evento. A ideia é a utilização de moedas locais em substituição ao dólar. Além disso, a presidente defendeu a ampliação do bloco e o aumento dos financiamentos nacionais.
— Tivemos investimentos bastante elevados, mas ainda não o suficiente para as necessidades dos países do Brics. Por isso é muito importante disponibilizar financiamento em moeda local através de plataformas específicas — afirmou durante o encontro.
— O aumento dos pagamentos em moedas locais permite reduzir as taxas de serviço da dívida, aumentar a independência financeira dos países-membros do Brics, minimizar os riscos geopolíticos — enfatizou Putin.
Leia aqui outras colunas.