O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A exatas duas semanas da eleição nos EUA, a campanha acaba sendo mais conhecida fora do país pelas bizarrices. A coluna, entretanto, destaca as propostas, que demarcam pontos de vista diametralmente opostos sobre o futuro do país.
Kamala Harris
- ECONOMIA — Promete benefícios fiscais com o nascimento de um filho, ajuda para a casa própria e impulso à criação de empresas. Sobre carros elétricos, defende mais investimentos no setor.
- IMIGRAÇÃO —
Disse que seguiria uma política firme, com “consequências” para as pessoas que entram ilegalmente nos Estados Unidos. - ABORTO — Garantia do acesso federal.
- POLÍTICA EXTERNA — Permanecerá “firme” com a Ucrânia e os aliados da Otan e disse que não fará “amizade com ditadores”.
- EDUCAÇÃO — Financiamento da educação pública. Sobre a divida de empréstimo estudantil, defende perdoar dívida estudantil.
- MEIO AMBIENTE — Afirmou que defende “o direito de viver sem a poluição”. Também garantiu que não irá proibir o fraturamento hidráulico ou “fracking”.
Donald Trump
- ECONOMIA — Impor tarifas de 10% sobre importações, corte de impostos e transformar os EUA na capital mundial do bitcoin e das criptomoedas. Sobre carros elétricos, diz ser uma ameaça à indústria automobilística país.
- IMIGRAÇÃO — Em seu primeiro mandato, prometeu “a maior operação de expulsão interna”. Não descarta o uso do exército.
- ABORTO — Que cada Estado decida.
- POLÍTICA EXTERNA — Garante que resolveria a guerra na Ucrânia “em 24 horas”.
- EDUCAÇÃO — Quer acabar com o Departamento de Educação. Defende que não haja perdão das dívidas estudantil.
- MEIO AMBIENTE — Promete “acabar rapidamente com a grande fraude verde”.
Leia aqui outras colunas.