No próximo dia 27 de agosto, a plataforma que permite acesso virtual ao interior da boate Kiss, reconstruída por meio eletrônico em 3D, ficará disponível ao público. Segundo os desenvolvedores do projeto, será uma espécie de memorial virtual, disponibilizado por um roteiro virtual pelo interior do boate tal qual era antes do incêndio.
Veja o projeto já disponível aqui.
A maquete interativa foi desenvolvida incialmente a pedido do Ministério Público do RS para ser utilizada nas audiências do júri de 2021 em Porto Alegre. Fiel ao ambiente original, a ferramenta contém todos os detalhes que fizeram do espaço uma armadilha mortal.
Qualquer interessado poderá visitar e conhecer a boate como era em 2013, percorrendo cada um dos ambientes, acompanhado de recursos como áudios dos sobreviventes, fotos do espaço antes e após o fogo, e informações sobre as irregularidades do local.
Conforme a antropóloga Virginia Vecchioli, que liderou uma equipe interdisciplinar de 16 pessoas, a iniciativa ganha mais relevância uma vez que o prédio da Kiss está sendo destruído para dar lugar ao memorial "real".
— O projeto proporcionará uma oportunidade para reflexão e aprendizado — explica a professora da Universidade Federal de Santa Maria. — Para garantir um acesso democrático, estruturamos o tour com fotografias panorâmicas 360°, semelhantes à experiência do Google Street View, proporcionando uma imersão completa nos diversos ambientes do local. Dessa forma, a maquete é compatível com uma variedade de dispositivos, desde computadores convencionais até experiências mais imersivas em realidade virtual a partir de um celular.