O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CEEE Equatorial será votado na manhã desta segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
O documento foi entregue aos membros da Comissão na última quinta-feira (11) e apontou os principais levantamentos obtidos durante as oitivas.
Entre os pontos levantados, não havia a existência de manejo arbóreo dos vegetais em contato ou próximos a rede elétrica; cobranças duvidosas e em tese abusivas em relação aos consumidores; demora excessiva no restabelecimento de energia elétrica; deficiência nos canais de comunicação; falta de planejamento adequado para eventos climáticos (em especial o de 16 de janeiro); número insuficiente de colaboradores; indícios de falsificação dos certificados.
O documento também pede que as secretarias de Serviços Urbanos (SMSURB) e do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) da prefeitura de Porto Alegre para que apresentem um plano de fiscalização do manejo arbóreo da capital no prazo de 90 dias, em relação ao equilíbrio das podas realizadas pela CEEE Equatorial.
A expectativa da presidente da CPI, vereadora Cláudia Araújo (PSD), é de que o documento seja aprovado. Após isso, será encaminhado para o Ministério Público do RS (MP-RS).